domingo, 27 de setembro de 2009

Continuação da apostila de atividades fìsicas

No mês de Julho comecei postar uma apostila com atividades físicas, demorei mas agora pretendo terminar.

Gêmeos Fraternos - O professor seleciona cinco alunos da sala, os demais irão observar e prestar a atenção. Um aluno fica na sala de aula e os outros quatro fora da sala. O professor contará uma história para este que está na sala e que por sua vez deverá captar todo tipo de informação para passar para o colega seguinte, o segundo passará a mensagem para o terceiro, o terceiro para o quarto, o quarto para o quinto e o quinto contará para a classe da forma que recebeu a mensagem. No final a classe irá contar para este quinto colega como aconteceu a história.

Objetivo: Exercitar a capacidade de ouvir o outro, observação, atenção, memorização, esperar a vez de falar.

Como se sente: Bem, muito bem ou ótimo? - Sentados em círculo um aluno fica no centro, este irá perguntar a um dos colegas como está se sentindo? Bem, muito bem ou ótimo? Se o colega responder BEM, todos trocam de lugar sentando na cadeira do lado direito, se responder que está MUITO BEM, todos trocam de de lugar sentando na cadeira do lado esquerdo e se estiver ÓTIMO todos trocam de lugar cruzando-se ao centro, o aluno que estava no centro tentará sentar no lugar do outro, em seu lugar ficará o colega que não tiver cadeira para sentar. Recomeçar o jogo.
Objetivo: Inter-relacionamento do grupo, união do grupo, desenvolver a atenção, concentração, espírito de competição, raciocínio lógico, agilidade, percepção, observação, memorização, lateralidade.

Conheço o general - Sentados, carteira posição normal. Batendo com as palmas das mãos nas pernas (no ritmo do verso). Conheço General que tinha mil soldados, ele subia morro acima (ficam todos em pé subindo os braços) "A". Ele descia morro abaixo (todos sentam descendo os braços) "B".
Quando estava em cima, estava em cima "A"
Quando estava em baixo, estava em baixo "B"
E quando estava no meio não estava (mãos no quadril) nem em cima "A" nem em baixo "B"
Objetivo: Desenvolver atenção, concentração, equilíbrio, agilidade, coordenação dos movimentos, conceitos referentes a raciocínio lógico, ritmo.

Batata Quente - Sentados (carteiras em posição normal ou em círculo). Batata quente pode ser qualquer objeto ( o apagador, bola de papel etc.)
Execução: O professor entrega a batata para um dos alunos e fica de costas para os alunos cantando. Batata quente, quente, quenten, ... queimou. Enquanto o professor estiver cantando a batata quente, os alunos irão passando a batata entre eles e quando o professor falar queimou, aquele que estava com a batata ficará fora do grupo torcendo para os colegas que continuarão, reinicia o jogo sempre eliminando aquele que foi queimado até chegar ao final do jogo. Vence o que for mais rápido.
Objetivo: Desenvolver a agilidade, ritmo, espírito de competição, cooperação, raciocínio lógico.
Exercícios Mímicos - Atirei o pau no gato: Pode ser executado tanto na sala quanto na quadra -cantando e dramatizando a letra da música.
Objetivo: Desenvolver a coordenação dos movimenos, descontração, motricidade, atenção, concentração.

Telefone sem fio - Em semi círculo o professor irá falar a mesma palavras para ambas partes e no meio deste semi círculo estrá um receptor que responderá a mensagem vindo da direita e da esquerda. Vence a equipe que passar a mensagem correta.
Objetivo: Anteção , concentração, coleguismo, audição, memorização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário