Sumário
· Recreação
· Historia da Educação Física
· Atividades em sala de aula
· Aula de Educação Física – Prática
· Aula com música infantil
· Aula com material elástico
· Aula com material giz
· Adivinhações
· Sugestões
· Bibliografia
É tudo aquilo que diverte e entretem o ser humano. É também as atividades das horas de lazer, que se caracterizam pela livre escolha, espontaneidade de ação, prazer e ativa participação do ser humano.
É o desenvolvimento espontâneo e agradável do ser humano em seus momentos não comprometidos, objetivando a satisfação de necessidade psicológicas e espirituais fundamentais do descanso entretenimento, expressão, sociabilização a criatividade.
É a atividade das horas de lazer para satisfação das necessidades de criar e de associar-se; essa atividade seja física ou psíquica é motivada pelo interesse dela resulta prazer.
A recreação irá beneficiar os desenvolvimentos:
· Física
· Mental
· Emocional
· Social
Os meios de que dispõe a recreação;
1. Atividades ao ar livre – Passeio a uma jardim, praça e etc, dança, excursão, teatro e show.
2. Atividades teatrais – Dramatização.
3. Atividades social e cultural – Danças folclóricas, palestra, show, teatro, baile, jogo de salão, jogos recreativos.
4. Atividades Rítmicas - Coral, banda, dança.
5. Atividades Plásticas – Colecionismo, confecção de material.
6. Hobby
Lazer – É um conjunto de ocupações nas quais o indivíduo pode entregar-se de maneira espontânea, para repousar, para divertir, etc. A falta de orientação no preenchimento das horas de lazer pode levar o indivíduo a delinqüência.
Existe 2 tipos de recreação – direta e indireta
Recreação Direta – desportos, dança, música, culinária, ginástica, etc.
Formação do professor – Acima de tudo ele é um educador, orientador, companheiro, pode até psicologicamente representar a figura paterna ou materna. Por isso na formação do professor há dois aspectos a considerar: “ Pessoa humana e profissional propriamente dito”.
Histórico da educação física – Pode-se considerar como os primeiros vestígios de uma atividade aceita como percussora da ginástica, as massagens, os exercícios e as posições a que submetem os povos antigos: Chineses, Babilônicos, Assírios etc.
Utilizavam os exercícios como meio para eliminar os males dos espíritos que os afligiam. No século XVI e XVII surgiram os propagadores da idéia e começaram a aparecer uma serie de obras destinadas a estimular os educadores sobre a conveniência e utilidade da Educação Física na formação da juventude, formação esta que, até então era espiritual.
Em 1793 apareceu o pai da ginástica pedagógica Guths Muths. Publicou sua obra fundamental “ A ginástica para a Juventude” ilustrada por muitas figuras e na qual entre muitas outras coisas de valor, merece destaque a de ser ele o primeiro a compreender a necessidade de se praticar a Educação Física de acordo com as leis fisiológicas e os conhecimentos anatômicos. O primeiro a tentar classificar os exercícios de acordo com os efeitos sobre o organismo.
Jogo – Atividades Rítmicas são rodas, brinquedos cantados, danças folclóricas etc.
A educação física tem por finalidade para a formação integral do educando utilizar as atividades físicas para desenvolvimento de todas sua possibilidades (físicas, espirituais e mentais). Até então suas horas de lazer eram dedicadas aos brinquedos a criança era obrigada a ficar por horas dentro da sala de aula.
Atividades em sala de aula
Canetinha – Material caneta com tampa
Execução – O professor diz “Maria pegue esta canetinha que está com a pontinha para dentro e passe para José com a pontinha para fora”. Maria recebe e passa dizendo: “José pegue esta canetinha que peguei da professora com a pontinha para fora e passe para o João com a pontinha para dentro”.
José diz: “João pegue esta canetinha que peguei da Maria que pegou da professora com a pontinha para dentro e passe para ... com a pontinha para fora” e assim sucessivamente.
Objetivo do Exercício – desenvolver a atenção, percepção, concentração, observação, raciocínio lógico, memorização, formação de conceitos.
Gelatina – Pode ser feita em circulo ou com as carteiras em posição normal.
Execução – O professor pergunta ao aluno que está ao seu lado: “Maria você sabe fazer gelatina?” Maria responde “Não”. O professor diz é assim: “Chacoalha uma das mãos”. Maria pergunta ao colega do lado e assim sucessivamente. Ninguém pode parar de fazer a gelatina. O último volta a pergunta para o professor da mesma forma, o professor reinicia perguntando a Maria se sabe fazer gelatina? E assim: chacoalha as duas mãos e continua um perguntando ao outro, depois chacoalhando uma das pernas, a outra perna, a cabeça, o corpo todo. Não deixando de exercitar a parte do corpo que estava fazendo a gelatina coordenando todo o movimento.
Objetivo do Exercício – desenvolver a motricidade, atenção, desconcentração, coordenação dos movimentos, etc.
O pato – Sentados, carteiras em posição normal.
Execução – O professor pergunta ao primeiro aluno: “José, você viu o pato?” o José responde “Que pato?” O professor diz: “O pato”. José responde: “Haa o pato!” José mantém o mesmo diálogo com o colega do lado e assim sucessivamente. (Quando responder “Haa o pato!” coloca-se o dedinho indicador no rosto). – Primeiro diálogo é mantido normalmente, depois rindo, cantando com gingado, chorando.
Objetivo do Exercício – Liberdade de expressão de sentimentos, dramatização, concentração, percepção, memorização, atenção, etc.
O ganso – Sentados carteiras em posição normal ou em círculo.
Execução – O professor pergunta ao aluno que está ao seu lado ou a sua frente: “José, você viu o ganso?” o José responde “ O que?” O professor diz: “O ganso”. Faz um movimento com o braço como se fosse um ganso. José pergunta a outro colega que está ao seu lado. “Pedro, você viu o ganso?” Pedro responde: “O que?” José pergunta à professora. “O que?” A professora responde fazendo gesto. José responde: “O ganso.” Pedro passa para o outro e assim por diante até o último aluno perguntar para a professora. A única pessoa que sabe quem é o ganso é a professora.
Objetivo do Exercício – Dramatização, raciocínio lógico, descontração, observação, coordenação, Liberdade de expressão de sentimentos, dramatização, concentração, percepção, memorização, atenção, etc.
Seu blog é mt legal! Que Deus abençoe sua vida. Qndo puder faça uma visita ao meu espaço tb http://prisciladdsouza.blogspot.com/
ResponderExcluir