domingo, 21 de junho de 2009

Atividade - Quem sou eu?

Tirei esta atividade do livro A hora da escola pré escola de Marielise Ferreira - Volume I Editora Edelbra
Duração: 30 minutos;
Objetivo do jogo: Apresentar e fixar a vogal E, tendo como foco a pessoa, o ser individual do próprio aluno e suas característica, através da descrição;
Vocabulário: Alto, baixo, gordo, magro, careca, cabeludo, loiro, moreno, liso, crespo, longo, curto, bigode, barba;
Motivação
Falar das características físicas dos alunos, usando gravuras para mostrar tipos diferentes: pessoas gordas, magras, baixas com cabelos longos, curtos, lisos, crespos ou carecas. Depois, escolher secretamente uma criança da sala para caracterizar. O professor citará características do aluno escolhido e o grupo adivinhará quem é.
Quando citar a característica do aluno, o professor deve fazê-lo, como se estivesse descrevendo a si próprio: “Eu sou alto...”. Repetir a brincadeira escolhendo dois a três alunos.
Preparando o baralho

Formar grupos de três a quatro alunos. Pedir que os alunos pesquisem e recortem figuras de pessoas de revistas. Depois pedir que os alunos colem as figuras sobre cartolina ou papel cartão para formar baralhos.
Jogando

Um dos baralhos será embaralhado e ficará num montinho sobre a mesa, com a gravura virada para baixo; o outro será distribuído entre os participantes.
O primeiro a jogar retira uma carta do monte que está na mesa e, sem mostrar aos outros, olha a gravura. Então ele dará três dicas básicas para os participantes adivinhem quem é: “sou gordo, careca e alto. Quem sou eu?”.
O aluno que tiver esta carta a coloca sobre a mesa, com a face voltada para cima. Se for a mesma carta descrita, o aluno que tinha a outra carta que forma o par segura para si as duas cartas.
Se a carta colocada sobre a mesa não for o par daquela caracterizada, o jogador que deu as dicas ficará com as duas cartas. Vencerá o jogo o aluno que, ao término das rodadas tiver o maior número de cartas no seu monte.

Fiz uma adaptação deste jogo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário